O nitrito e o nitrato são substancias essenciais para o crescimento das plantas como as hidropônicas. E como já foi dito, nos últimos anos os produtores vêm usando cada vez mais essas duas substâncias para aumentar a produção, e com isso a planta não consegue metabolizar todo esse nitrato e nitrito assim quando nos ingerimos essas substancias podemos sofrer varias doenças.
A FAO que é a organização das nações unidas para a agricultura e alimentação estabeleceu níveis toleráveis ao corpo humano. O índice máximo de indigestão diária admissível é de 5mg/kg de peso vivo de nitrato e de 0,2 mg/kg de peso vivo de nitrato.
O seguinte gráfico mostra a frequência de concentração de nitrato (N-NO3 - ) nas folhas de alface segundo diferentes métodos de cultivo. Os valores estão em 103 mg/kg.
Segundo o gráfico e possível concluir que os alimentos orgânicos são os que apresentam menos nitrato e nitrito por que eles não utilizam nenhum tipo de substancia química no crescimento delas, por isso são os alimentos mais saudáveis. As reduções dessas 2 substancias dos alimentos convencionais para os orgânicos são de 69 a 93%. Os alimentos de produção convencional têm um pouco de teor de nitrato e nitrito, porque essas substâncias estão presentes nos agrotóxicos que são usados para matar contaminadores de solo que podem estragar esses alimentos. Já os produtos hidropônicos apresentam muita quantidade dessas substancias, pois as utiliza para o crescimento das plantas e para produzi-los em maiores quantidades.
É bom lembrar que em todos os métodos as quantidades de nitrato tem que ser abaixo dos níveis estipulados pela FAO.
